Infelizmente uma das maiores atrações turísticas da Itália e do mundo não tem nada de conceitual e poético. O real motivo para sua inclinação foi uma fundação mal planejada. A famosa torre começou a ser construída em 1173, mas apenas na metade do século XIV a obra chegou ao fim.

 

Seu terreno de argila e areia era pouco propício para suportar um edifício daquele porte, fazendo com que a torre afundasse e consequentemente inclinasse. O engenheiro responsável Bonnano Pisano, tentou corrigir a inclinação aumentando os andares do lado que o construto pendia para baixo.

 

Mas isso só aumentou o peso, fazendo com que a torre se inclinasse ainda mais. Durante anos foram feitas inúmeras tentativas para estabilizar a torre, mas ela se inclinava aproximadamente 1,2 milímetro por ano. No ano de 1990, a inclinação chegou a 4,5 metros em relação ao seu eixo. O risco de desabamento causou sua interdição.

 

Somente em 1997, um grupo formado por 14 especialistas elaborou uma proposta para salvar a torre. A terra foi retirada de algumas partes do solo e, as fundações foram reforçadas com placas de chumbo e concreto. A obra durou cinco anos e custou 25 milhões de dólares. Como resultado deste investimento, a inclinação reduziu 40cm possibilitando que a torre fosse reaberta.

Legal se informar a respeito de obras clássicas e saber mais sobre sua história não é mesmo? Por isso nos preocupamos em trazer a você o melhor conteúdo semanalmente.

 

A DR Engenharia quer fazer parte da sua história e planejar com você a realização dos seus sonhos!

 

Acompanhe nossa página no Facebook

Curta nossa página no Facebook, marque amigos e exercite sua curiosidade!