Há muitos anos ele deixou de ser o construto mais alto do mundo,

mas manteve o interesse do público recebendo milhões de visitantes.

Projetado no final dos anos 1920, o Empire State tinha a intenção de chocar o público e, vencer uma rixa pessoal entre seu construtor John Jacob Raskob e seu grande rival Walter Chrysler, idealizador do edifício Chrysler Building. O construto de Chrysler também se encontrava em Nova York e tinha o objetivo de ser mais alto que a Torre Eiffel, em Paris.

 

O projeto de Raskob além de derrotar o rival, roubou o título de construto mais alto do mundo que pertencia a torre francesa. Com uma área equivalente a três campos de futebol, em um dos endereços mais cobiçados do mundo, o prédio se tornou um ícone da cidade de Nova York. Apesar de ser projetado nos anos 20, apenas em 1930 a obra teve início. Em uma manhã 3,400 operários começaram a erguer o arranha-céu.

 

A população olhava incrédula e duvidava que algo tão grandioso seria construído em apenas dezoito meses. Porém, com apenas um ano e quarenta e cinco dias o trabalho cessou, ou seja, cinco meses antes do previsto o Empire State estava pronto! Para alcançar esta façanha os operários trabalharam de domingo a domingo, em um ritmo de inacreditáveis quatro andares por semana. A execução da obra é um fenômeno da engenharia até os dias de hoje.

 

The Empire State | DR Engenharia

Foto: Reprodução/Google

A velocidade da construção se deve a forma que a obra foi executada. Em sua estrutura foram utilizadas colunas de aço revestidas com blocos de granito, o que além de ser fácil de encaixar deu um visual incrível e dispensou qualquer acabamento.

 

Ele também foi o primeiro prédio do mundo a abolir as janelas convencionais, que podem ser abertas. Os vidros foram inseridos diretamente na parede utilizando uma moldura de aço, pois abrir uma janela a 300 metros de altura pode ser perigoso.

 

Raskob, entusiasmado com o ritmo da construção sugeriu duas modificações. Primeira; questionou os arquitetos qual seria a altura máxima que o prédio poderia alcançar sem o risco de cair e, assim o Empire ganhou mais seis andares, alcançando incríveis 86 andares. Segunda; após ver a nova maquete o empresário exclamou: “isso precisa de um chapéu”.

 

E assim, nasceu a torre mais estreita do Empire, sua marca registrada com dezesseis novos andares, transformando o edifício em um verdadeiro arranha-céu com seus 102 andares distribuídos em 381 metros de altura.

 

No dia 1º de maio de 1931 o prédio foi inaugurado, o então presidente dos Estados Unidos, Hebert Hover, diretamente da Casa Branca, apertou um botão de forma para oficializar a abertura do local.

É preciso conhecer o passado para construir o presente. A DR Engenharia conta com profissionais qualificados para construir os seus sonhos!

 

Acompanhe nossa página no Facebook

Curta nossa página no Facebook, marque amigos, interaja nos comentários e nos conte se você tem vontade de conhecer a maravilhosa Torre Eiffel.