CONFIRA AS DICAS NESTE POST!!

O piso faz toda a diferença na composição dos ambientes e atmosfera da casa, sem sombra de dúvidas, uma das escolhas principais e a madeira é uma das opções favoritas. Mas, antes de aplicar um revestimento é necessário pensar em diversos aspectos – desde a estética até os cuidados e a manutenção. Reunimos aqui, dicas essenciais para aderir à madeira.

»TIPOS DE PISO

Há muitas qualidades de madeira que são utilizadas na fabricação de pisos, as mais comuns são carvalho, cumaru, sucupira, ipê, amendoim, jatobá, muiracatiara, tuari, cabreúva, amêndola, guaiuvira, marfim, peroba e teca.

»Multistrato

Composto por pequenos palitos cruzados de madeira maciça selecionados por cores. Esta técnica garante estabilidade na base do piso, evitando a abertura de frestas e empenamentos.

Piso Multistrato

»Multiestruturado

Com uma estrutura composta de lâminas torneadas de madeiras tropicais e de reflorestamento cruzadas entre si como base. Essa estrutura é revestida com capa de madeira nobre e recebe camadas de verniz e aplicação de óxido de alumínio. Nele, a resistência é alta e a proteção e o brilho são maiores.

Piso Multiestruturado

»Multilaminado

Que tem como base uma estrutura composta de lâminas torneadas de madeiras tropicais e de reflorestamento cruzadas entre si, revestidas com capa de madeira nobre menos espessa (não possibilita a revitalização).

Piso Multilaminado

É importante saber que há muitas opções no mercado e alguns produtos têm certas variações de tamanho, espessura, largura, aplicação, fixação e até de fabricação.

Para escolher o melhor tipo e o tamanho é preciso, antes de mais nada, analisar se o produto ficará em todos os ambientes ou em apenas alguns espaços. Preste atenção quanto à questão da circulação de pessoas e se a área que vai receber o piso tem contato diário com água.

A escolha pode ser feita com relação a dureza de cada espécie. Se for uma área de alto tráfego é indicado um piso mais escuro, de Sucupira, por exemplo. Porém, o único produto recomendado para áreas molhadas e externas é o deck, pois tem mais resistência à água e à grande circulação, porém, deck é indicado para áreas externas.

Tenha em mente na hora da escolha que: quanto mais clara a madeira, mais macia. Quanto mais escura, mais dura.

»CUIDADOS

Banheiro, cozinha e área externa são ambientes que exigem maior cuidado, com o revestimento, especialmente quando falamos de madeira. Pisos de madeira não devem ser lavados, pois o excesso de umidade prejudica a aparência e durabilidade do produto. Não sendo recomendado esses ambientes. Melhor limitá-lo à salas e quartos.

»MANUTENÇÃO

Para a limpeza dos pisos de madeira, use vassoura de cerdas e pano levemente umedecido. A limpeza pode ser feita diariamente, mas o revestimento nunca deve ser encerado. Quanto à durabilidade, um piso bem cuidado deve durar de 20 a 30 anos. Vale também perguntar sobre as opções de revitalização e raspagem, que podem ser feitas (dependendo do tipo e do fabricante) antes de uma substituição.

Procure deixar sempre um carpete na entrada para evitar que a sujeira nos sapatos risque o piso, evite cadeiras de rodinhas, malas e não arraste móveis.

Gostou? Que tal aderir à madeira e conquistar todo aconchego que você e sua família merecem?
A DR Engenharia quer fazer parte dos seus sonhos! Gostaram das dicas bacanas? Então comente e interaja nos comentários! Ah! E não esqueça de dar um like na página!

 

Acompanhe nossa página no Facebook

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de curiosidades a respeito de reforma, construção, materiais, decoração e muito mais!