Entenda o porquê dos apartamentos cada vez mais compactos e otimizados

A tendência em moradia atualmente é a construção de imóveis, casas e apartamentos cada vez mais compactos para reduzir despesas com obras e aproveitar ao máximo os espaços disponíveis.

Com a evolução do mercado imobiliário e das tendências em arquitetura e construção, os apartamentos sofreram diversas alterações ao longo dos anos. A mudança mais notável foi a redução desses imóveis, para atender uma nova demanda e necessidade.

IMÓVEIS COMPACTOS

Hoje as construtoras pensam em reduzir despesas e o preço final do imóvel ao comprador, além de tirar o melhor proveito possível dos espaços disponíveis.

Menos espaço – Os cômodos perderam espaço, principalmente cozinha e banheiro, onde o custo com instalações hidráulicas e revestimentos é maior.

Banheiros – O bidê foi substituído pela ducha higiênica (chuveirinho), diminuindo o custo do empreendimento e modernizando as novas construções e reformas.

Pé-direito – O pé-direito ficou menor, por uma questão de redução de despesas com a obra e para permitir a construção de mais unidades dentro da altura máxima permitida para o prédio, de acordo com o código de obra (aproveitamento de gabarito).

Quarto de empregada – As dependências de empregada foram reduzidas ou eliminadas do imóvel, para contenção de despesas e pela perda do hábito da contratação de funcionários residentes. O cômodo deu lugar a despensas, depósitos ou escritórios. Passou-se a oferecer a opção de quarto reversível, ou seja, que pode ser usado como um escritório, de acordo com a preferência do comprador.

E você? O que acha? A evolução dos espaços foi uma mudança melhor ou não?

Acompanhe nossa página no Facebook

Curta nossa página no Facebook, marque amigos e dê sua opinião nos comentários!
A DR Engenharia te deixa por dentro das tendências na construção!