A gente quer reformar, decorar; visualiza uma infinidade de imagens, de modelos, de ambientes decorados e… nunca sabe por onde começar né não?

As pessoas precisam de dicas simples, rápidas e eficientes, que as ajudem a tomar decisões e seguir em frente com as reformas.

Então, selecionamos as dicas mais relevantes para reformar a sua casa ou apartamento.

»INSPIRAÇÃO EM FOTOS DE AMBIENTES CONSTRUÍDOS E DECORADOS

Nada melhor, do que tirar ideias de algo já finalizado, em nossa casa podemos adaptar e fazer as alterações que forem necessárias.

Além disso os arquitetos e decoradores são profissionais e uma visão especial em como deixar ambientes bonitos, aconchegantes e que surpreendem as pessoas.

Hoje, com as redes sociais e o compartilhamento de fotos ficou mais fácil ainda ver ótimas salas, cozinhas e quartos que os profissionais compartilham de graça! Acervos disponíveis em mídias sociais fazem toda diferença na nossa vida, inclusive com dicas espertas para a mobília!

»CONFIRA ACABAMENTOS EM LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E ACABAMENTOS

Mesmo que você já tenha uma ideia de como quer deixar sua casa, aproveite um dia para visitar uma daquelas lojas que tem tudo de construção, para ver os materiais que estão em alta no mercado e conferir preços. Atente-se principalmente para os revestimentos (cerâmicas, azulejos, porcelanatos, laminados de madeira), louças e metais, tintas e texturas e luminárias.

»DESENVOLVA UM PROJETO DE REFORMA

Vale a pena contratar um arquiteto ou decorador para desenvolver um projeto de reforma, com um layout e detalhamento dos ambientes.

Mas se você não disponibiliza de dinheiro suficiente no momento para investir em um projeto, opte por um profissional recém-formado ou que esteja próximo de concluir o curso. Você vai conseguir um bom preço pelos projetos.

»PLANEJAR É IMPORTANTE

Quando se fala em planejamento, as pessoas já pensam logo em cronogramas complexos, cheio de números e de difícil entendimento. Calma! O planejamento da sua reforma não é desse tipo e pode ser bem mais simples do que você imagina.

Em uma folha de papel ou uma tabela de Excel você deve planejar os seguintes itens:

– Data de início da reforma

– Duração da reforma

– Data de término da reforma

– As etapas da reforma (ex: trocar o piso da sala, repintar o apartamento, trocar luminárias)

– Custo estimado de material

– Custo estimado de mão-de-obra

– Custo total da reforma

Com apenas esses 7 itens você já terá um controle maior sobre o andamento e custo da sua reforma.

Você precisa aprender a controlar os custos, pois é comum que reformas extrapolem o orçamento justamente por falta de um planejamento. Por isso é muito importante ter atenção nesse quesito. Não deixe de conferir a segunda parte desta matéria na semana que vem!

 

Acompanhe nossa página no Facebook

Curta nossa página no Facebook, marque amigos e compartilhe suas dicas conosco nos comentários.