A fase de acabamento de um imóvel residencial ou comercial é a efetivação de um sonho sendo realizado. Cada detalhe é minuciosamente avaliado e as possibilidades de combinações adaptadas ao custo benefício, é o momento de assimilação do espaço idealizado, da percepção. Ver as coisas realmente tomando forma e já próximas do resultado final do projeto torna tudo mais divertido e empolgante. A finalização, no entanto, dever ser criteriosamente avaliada para não sair do controle de orçamento e também não atender as expectativas.

Confira as dicas que elaboramos para vocês se saírem bem nessa tarefa:

Orçamento sob controle

Um dos pontos mais importantes sobre a compra do acabamento da obra é saber pesquisar. Estimativas mostram que o acabamento pode representar até 50% do valor total da obra. As opções são praticamente infinitas e os preços variam muito. A escolha de materiais mais caros pode tornar toda o custo total da obra muito mais alto do que se pensava, por isso é preciso buscar as melhores opções de preço e qualidade.

Materiais de qualidade são essenciais

O que você precisa discernir é que nem sempre produtos de qualidade são extremamente caros, dá para se obter um equilíbrio diante disso e, na internet, é possível buscar referências sobre os principais fabricantes, lendo inclusive notas de proprietários e profissionais sobre o uso de determinado material em uma obra. Acabamento de baixa qualidade será motivo de dor de cabeça para você no futuro, já que o mesmo se deteriora rapidamente e, em pouco tempo, terá que realizar uma reforma. Material de qualidade não é sinônimo de material caro. O foco é sempre o custo-benefício.

Prioridade: aposte nos pisos

Se você tivesse que escolher apenas um dos itens do acabamento para gastar um pouco mais, a dica é: invista nos pisos. Eles têm que ser de boa qualidade, uma vez que são os materiais que sofrerão maior ação externa ao longo do tempo. Principalmente em locais de maior trânsito de pessoas, os pisos devem ser de maior durabilidade; opções de baixa qualidade se deteriorarão rapidamente.

Não caia na onda dos modismos

A moda muda rapidamente e no caso dos acabamentos, sempre há uma nova tendência em acabamento. Um novo estilo de azulejo, pinturas com cores diferentes, torneiras em estilos modernos, etc. tudo isso pode estar na capa das revistas e ser utilizado por pessoas diferenciadas, mas eles reservam um problema: geralmente a moda passa. Quando acontece, os materiais e acessórios ficam ultrapassados e passam a ser considerados antiquados ou fora de contexto, comprometendo a decoração a longo prazo.

Não tenha medo de ousar, mas busque um acabamento que tenha a ver com sua personalidade, não com alguma moda que pode ser passageira. No que diz respeito ao estilo, o mais seguro e aconselhável é investir em peças que sejam atemporais e clássicas.

Nunca esqueça de anotar o código de cores

Mesmo que você compre uma boa quantidade de tinta para a pintura dos seus cômodos, sempre anote, em algum lugar que você possa acessar futuramente, todos os códigos de cores. Mais tarde, eles podem ser úteis se você desejar manter a cor do local e precisar fazer apenas um pequeno reparo. Registre esta dica

Seguindo este passo a passo, as possibilidades de acertar na aquisição de acabamento e não ter problemas no futuro são bem maiores.

Curta a DR Engenharia nas redes sociais e não se esqueça de conferir nossos posts semanais!