O concreto é um material composto obtido através de cimento, brita, areia e água, dentre outros aglomerados, que se transformam em uma mistura homogênea e é o composto mais utilizado nas construções civis. Sua obtenção deve ser feita com materiais de qualidade e na proporção correta para que a reação química durante o processo de secagem ocorra por completo. Para se confiar na utilização do concreto, devemos compreender sua usabilidade.
Fique de olho nas informações de hoje e conheça melhor sobre a eficiência e aplicação deste material composto de alta performance.
Tipos de concreto
São diversos tipos de concreto a serem utilizados nas construções civis, sendo agrupados conforme suas características e aplicações.
Dentre os concretos mais utilizados, o que se destacam são:
Concreto convencional
Mais encontrado nas grandes obras. É utilizado em fundações, estruturas, pisos e calçamentos. Este tipo de concreto não possui aditivos.
Concreto bombeável
Embora possua as mesmas características que o concreto convencional, apresenta maior fluidez, de forma que sua espessura permita que ele seja bombeável.
Para garantir o escoamento necessário, é aumentado o fator água cimento e reduz-se a granulometria dos agregados.
Se necessário, aditivos podem ser acrescentados.
Concreto pré-fabricado
É um concreto pré-moldado na fábrica, transportado e inserido em seu local, permitindo otimização de tempo na obra.
Concreto de alta resistência inicial
Possui uma alta resistência devido à utilização de aditivos, além de reduzir o tempo na obra por diminuir o período de secagem.
Concreto pesado
Possui uma granulometria de agregados maior, dessa forma, aumenta sua resistência mecânica, sua durabilidade e sua proteção contra radiações.
É utilizado em estruturas de salas de raio-X, usinas radioativas e também como contrapesos.
Concreto projetado
Possui diversos aditivos que permitem uma melhor aderência e melhor fluidez. É utilizado em encostas para evitar deslizamentos.
Confiabilidade do concreto
O alto teor de confiabilidade do concreto dá-se devido a sua grande resistência à compressão, ou seja, ele suporta grandes forças que chegam de 200 MPa a 500 MPa.
Para otimizar o uso do concreto, tem-se a junção do concreto ao aço, formando, então, o concreto armado.
Concreto armado
O concreto armado permitiu juntar a confiabilidade do concreto à tecnologia utilizada no aço, revolucionando a construção civil.
Dessa forma, com uma maior resistência à compressão e altas temperaturas, pôde-se construir os designers solicitados pelos arquitetos, mantendo o índice de segurança necessitada pelos engenheiros.
Vantagens do concreto
• Maior proteção em relação a tempestades;
• Permite maior resistência à penetração de ruídos indesejáveis;
• Não é inflamável;
• Alta qualidade;
• Alta velocidade durante a execução;
• Alto índice de segurança;
• Adaptável a formas construtivas;
• Baixo índice de manutenção;
• Resistência a choques e vibrações.
Por que utilizar o concreto?
Grandes construções podem ser realizadas com segurança através da utilização de concreto, há inúmeras possibilidades de adaptação às formas, que permitem atingir o design solicitado por clientes, engenheiros e arquitetos. Ainda, a alta resistência do concreto aos desastres naturais permite que se tenha segurança ao habitar uma construção de concreto.
Sim, a utilização de concreto nas construções civis é confiável e segura, desde que seja aplicada por uma equipe de profissionais capacitados e especializados.
Você tem alguma dúvida quanto a utilização? Gostou da matéria? Interaja conosco e comente no Facebook!