Todo mundo sabe que reforma gera caos e dor de cabeça, mas o que realmente devemos saber é que apesar de tudo isso, uma reforma pode ser algo extremamente positivo, não só para deixar seu imóvel mais bonito, mas também para trazer mais conforto, funcionalidade, valorização e manutenção das estruturas, evitando assim, sua deterioração.
Inegável valorização do imóvel
Após a reforma, o imóvel é instantaneamente valorizado. Se a intenção for vender o imóvel, as chances aumentam significativamente e uma reforma pode ser a melhor solução para facilitar o processo.
O foco pode ser também no visual, reajustar e reparar espaços deteriorados, para conseguir um visual mais bonito e atraente para os futuros compradores, porém, economizando.
Faça um pré-orçamento e consulte um corretor de imóveis para ter uma ideia do valor de mercado do imóvel sem a reforma e depois de reformado. Se o valor de mercado do imóvel, somado aos custos da reforma, for até 20% menor do que o valor que atingirá reformado, não tenha medo de encarar a obra, pois com certeza será um grande negócio.
Entram nesse tipo de reforma serviços como pintura, manutenção dos pisos e revestimentos.
Otimizar e melhorar para residir
Agora se a sua intenção é continuar vivendo no imóvel por bons anos, a reforma deverá ter como foco o seu conforto e de sua família.
Aqui vale trocar o sistema elétrico e hidráulico, instalação de células de energia solar, troca de revestimentos, novos armários e móveis planejados, transformação de ambientes com derrubada de paredes ou construção de outras, etc.
Uma dica que vale a pena levar em consideração é escolher sempre um estilo mais “clean” e neutro, como por exemplo: revestimentos básicos e de boa qualidade, como cerâmicas, porcelanatos e granitos, tudo sem muitos detalhes, justamente para não cair de moda.
Priorize e pense em soluções reversíveis
Uma dica importante antes de começar o quebra-quebra é pensar, juntamente com seu arquiteto, soluções flexíveis, que podem ser revertidas facilmente no futuro.
Reforme o que realmente necessita de reparos
Não precisa fazer uma reforma total. Foque os reparos no que realmente são necessários, seja para valorizar o imóvel, ou para trazer mais conforto para a família.
A reforma é importante para priorizar o que realmente necessita reparos. Tente ter um olhar mais crítico e separe o processo em três parte:
O que precisa de mudança total, como encanamentos;
O que pode ser restaurado, como pintura de paredes;
O que é realmente novo, como janelas e portas.
Escolha com cuidado o estilo arquitetônico do imóvel
Na hora de reformar sua casa ou apartamento, aposte no estilo contemporâneo de arquitetura, já que ele é o que mais valorizar o imóvel e agradar um maior número de pessoas, caso você decida vendê-lo mais tarde.
Invista em áreas de lazer
Outra boa ideia quando o assunto é reforma, é investir na construção de áreas de lazer no imóvel, pois é comum que durante a construção muitas pessoas, por motivos de custos, acabem deixando esses itens de lado. Então, aproveite a reforma para construir ambientes que estão em alta, como por exemplo varanda gourmet, churrasqueira e um bonito jardim.
Viu só a importância de uma reforma bem planejada? Ela pode valorizar seu imóvel ou simplesmente fazer com que ele fique ainda mais charmoso e funcional. Mas pra isso acontecer, conte a ajuda de um profissional capacitado e não deixe de planejar muito bem todos as etapas da obra.
A DR deseja uma reforma de super sucesso pra você!
Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro dos conteúdos interessantes.