Os projetos e até mesmo a decoração comercial parecem fáceis, mas não são, pois requerem
pesquisa tanto das funções que serão desempenhadas, quanto do volume de tráfego no local.

Vamos aos erros mais comuns:

FALTA DE ESPAÇO

Em geral, nos estabelecimentos onde é realizado atendimento, aperta-se quem está trabalhando (funcionário) para beneficiar quem está aguardando (cliente), quando deveria ser o contrário.

Quem está trabalhando vai permanecer no local por aproximadamente 8 horas e deve estar confortável, e ergonomicamente acomodado. É claro que o cliente tem prioridade, mas ele deve permanecer no local por um curto período de tempo, sendo assim, não vai dar tempo de ele sentir-se desconfortável.

A falta de espaço resulta em quebra das regras de ergonomia e consequente sintomas físicos, oriundos de repetições que acabam resultando em prejuízos ao empregador.

MÁ ILUMINAÇÃO

A iluminação para o trabalho deve ser adequada. Se o local for escuro, deve-se prestar muita atenção à iluminação que irá ser colocada, tanto para o trabalho como para o descanso. Se houver bastante claridade natural, a iluminação deverá ser readequada.

DESCONFORTO TÉRMICO

É um item pouco considerado em relação aos funcionários e uma grande preocupação com relação aos clientes. Deve ser uma preocupação para todos!

Quem trabalha incomodado, trabalha mal. Passar calor ou transpirar no ambiente de trabalho é muito desagradável, ou congelar com excesso de ar frio também!

O ideal é uma temperatura de 22 a 25ºC. Infelizmente, o controle da temperatura só é possível com ar condicionado, que cada vez mais tem que fazer parte do local de trabalho.

APROVEITAMENTO INADEQUADO

Principalmente no que diz respeito a mobiliário. A cadeira com a espuma do assento vencida, mesas bambas ou inclinadas, principalmente em lugares onde o cliente não vê, são mais do que comum, e o funcionário acaba desestimulado a realizar suas funções nestas condições.

ACÚSTICA

É horrível ir a um lugar onde o ruído, música e/ou barulho são constantes. Isolar os locais com barulho necessário é um bom canal, assim como prestar atenção aos materiais que formam aquele zumbido no ambiente que chamamos de reverberação. Alguns materiais não absorvem o som e local torna-se desagradável.

Estes são os erros mais comuns em projetos e decoração comercial e que são difíceis de diagnosticar num primeiro momento, principalmente para os clientes, mas que atuam diretamente no rendimento de quem está trabalhando. Confira este e outros posts da DR Engenharia que poderão ser extremamente úteis no seu dia a dia!
 

Acompanhe nossa página no Facebook

Curta nossa página no Facebook, marque amigos e informe-se de dicas úteis com a DR Engenharia.