A expansão urbana é uma constante hoje em dia e aspira por demandas cada vez mais abrangentes; com isso, cresce também a necessidade de profissionais especializados e qualificados para a função. Entretanto, para que uma obra alcance máxima eficiência no que se trata de aproveitamento de espaços, economia, e para que ela possua o melhor aspecto visual possível, o profissional que você busca não é apenas o engenheiro, mas também o arquiteto.

Com formação específica e foco nesses temas, o arquiteto tem ganhado cada vez mais espaço, pois tanto o ambiente como o mercado têm demandado cada vez mais suas capacidades. Confira abaixo as vantagens de contar com o apoio desse profissional e porque você precisa de um em seu projeto.

 

Formação adequada e específica

Diferentemente dos engenheiros, os arquitetos, além da capacidade técnica para elaboração de um projeto, possuem também conhecimentos específicos voltados para fazê-lo da forma mais viável possível, onde entende-se por isso a maior economia de recursos, menor impacto no meio ambiente, além é claro de um melhor aproveitamento do espaço disponível, o que nos leva ao tópico seguinte.

Vantagens de contratar Arquitetos

 

Conhecimento específico

Sua formação especifica o torna o mais indicado para calcular a melhor forma de se aproveitar os espaços. Afinal, ele é o profissional que estudou para solucionar possíveis problemas na obra, desenvolvendo e aperfeiçoando os ambientes.

 

Planejamento arquitetônico bem elaborado

O arquiteto é o responsável pela elaboração do projeto arquitetônico, visando apresentar soluções para questões de espaço e configurações de custos adequadas às necessidades de cada cliente especifico.

Em obras que ainda vão se iniciar, seu papel já começa aí, tendo em vista que ele é o profissional adequado para escolha do terreno, e em obras em andamento, é quem irá decidir que parte da estrutura deve ser retirada e o que deve ser mantido.

 

Economia que faz a diferença

Visando economia no processo da obra, ele é o responsável pelo cálculo de material necessário de forma que não haja desperdícios no processo, além de ter total conhecimento no que pode ser reaproveitado ou não. Assim, suas obras são mais econômicas, pois suas previsões, por exemplo, relacionadas a sistemas hidráulicos e elétricos, são precisas e evitam problemas futuros.

 

Melhor aproveitamento do tempo

Cronogramas elaborados por eles constam ordens em que serviços devem ser elaborados, evitando assim processos de retrabalho, que além de tomarem tempo geram custos desnecessários.

Contratar arquitetos para a sua obra além de te garantir maior conforto e segurança, poderá facilmente te levar a redução de gastos desnecessários e necessidade de retrabalho. Considere que arquitetos formados atualmente tem total capacidade e autonomia para desenvolver um projeto tanto aliados a engenheiros quanto sozinhos, dado que sua formação os capacita desde as estruturas até a disposição dos ambientes.

 


 

Considerando tudo o que foi falado, fica fácil perceber por que além de recomendada, a presença de um arquiteto faz-se necessária em uma obra, afinal todos queremos que além de obter um resultado final exatamente de acordo com o que desejamos, ele seja alcançado com o menor custo possível não é mesmo?
Não deixe de ficar por dentro das possibilidades que podem viabilizar da melhor forma todo o seu projeto!

Acompanhe-nos pelo site/blog ou facebook e tenha dicas importantes a respeito de construção, engenharia e arquitetura!

Veja também: