Para que todo projeto de construção seja eficazmente concluído, há uma série de procedimentos técnicos que, quando não realizados corretamente, geram muitos problemas e surpresas desagradáveis. Para que o novo empreendimento seja seguro, confortável e que atenda às necessidades particulares do cliente, é necessário contar com uma equipe qualificada e formada tanto por engenheiros quanto por arquitetos.

Sempre existem dúvidas quanto ao melhor profissional a se contratar: o arquiteto ou engenheiro? Vamos elucidar nesse post as características relevantes e imprescindíveis desses dois profissionais que são extremamente importantes ao sucesso de qualquer projeto!

 

05-Arquiteto-ou-Engenheiro(DrEngenharia)_arquiteto2O Arquiteto e suas funções

Fundamentais às primeiras etapas da construção, concepção e planejamento, o trabalho do arquiteto contempla diversas áreas de aplicação e é essencial, pois sua atuação abrange grandes responsabilidades, como:

 

Aproveitando cada metro quadrado

Vários projetos poderiam ter espaços melhores caso um arquiteto tivesse sido contratado. Através do projeto elaborado por ele, cada metro quadrado do terreno é bem aproveitado e aperfeiçoado, fazendo com que locais desprezados por muitos, tenham bastante utilidade.

 

Distribuição correta dos cômodos

Também através de seu trabalho, que os cômodos são projetados e definidos, não ficando desproporcionais entre si. Cada ambiente é pensado cuidadosamente para estar em harmonia com o restante do empreendimento. O acesso à entrada é facilitado e independente.

 

100 % Funcional

Além da estética, o profissional é responsável também pelo conforto, ventilação adequada e estratégias para captação de luz natural, afim de dinamizar a funcionalidade, gerando também economia, tudo isso, aliado à beleza.

 

05-Arquiteto-ou-Engenheiro(DrEngenharia)_engenheiro3O Engenheiro Civil e suas funções

O papel do engenheiro civil é imprescindível à realização do empreendimento, pois é através de seu trabalho que as melhores ideias e soluções serão implementadas. O trabalho consiste em desempenhar várias funções que visam complementar o projeto arquitetônico. Destaque especial para:

 

Realização de cálculos estruturais

Compete ao engenheiro civil todos os cálculos estruturais de uma obra, pois é de domínio desse profissional os conhecimentos avançados em estruturas, geotecnia (disciplinas em mecânica dos solos, rochas e fundações), hidráulica, elétrica e saneamento.

 

Gerenciamento e dimensionamento da obra

Além dos cálculos, o engenheiro também dimensiona as etapas da obra. Ele planeja cada tarefa, insumos necessários, número de trabalhadores e estipula os prazos para o cumprimento de cada serviço, para evitar assim despesas desnecessárias. Logo, ele é responsável por otimizar os processos do empreendimento, tornando sua construção rápida, eficiente e mais barata.

 

Profissionais Independentes

A parceria entre os profissionais da arquitetura e engenharia se faz essencial e as ações de um irão complementar as do outro. O papel do arquiteto é projetar e o do engenheiro, executar com precisão, utilizando todos os métodos por ele dominados.

Por mais que um arquiteto elabore um projeto de ótima estética e funcionalidade, a concretização só alcançará tal ideal mediante a função do engenheiro que também cuidará de por em prática, todas as normas técnicas estabelecidas.

Através de todo esse trabalho desempenhado pelos dois profissionais, é realizada a gestão de obras, algo que as torna mais rápidas, seguras e eficientes, respeitando a todos os procedimentos técnicos e contribuindo com eficácia às expectativas dos clientes.

 


 

Percebeu a importância dessa parceria essencial? O sucesso de uma função, depende da outra e vice-versa!
Uma boa execução pode ser comprometida por um mau projeto e um bom projeto pode ser destruído por uma má execução!

Acompanhe nossas dicas pelo blog/site e facebook!

Veja também: