O concreto é um elemento presente em praticamente todas as obras hoje em dia, até mesmo se é uma construção em estrutura metálica, há grandes chances de alguma parte ser composta por concreto, formando assim uma estrutura mista. Trata-se de uma mistura homogênea de cimento, agregados miúdos e graúdos com ou sem a incorporação de componentes minoritários, que desenvolve suas propriedades pelo endurecimento da pasta de cimento. Desta forma, de acordo com tipos de materiais e quantidades dos mesmos, temos uma gama muito variada de tipos de concretos que podem ser utilizados em nossas construções, alterando método de aplicação, custo, resistência e outras características. Abaixo listamos as características mais comuns, indicação e diferenças básicas entre cada opção:

 

 

» Concreto convencional

É o concreto mais visto nas obras. Lançados em formas ou diretamente no solo (para fundações) através de carrinhos, podendo ser usinado ou feito na própria obra com ajuda de uma betoneira. Não utiliza aditivos, ou seja, é composto por cimento, areia, brita e água apenas. Sua resistência depende do traço no qual foi elaborado e pode variar de 10 a 40MPa (Mega Pascal) e sua aplicação se dá para várias etapas e propósitos da obra, tais como fundação, estrutura, pisos e calçamentos.

 
 
 
 
 
 


» Concreto bombeável

Trata-se de um concreto com praticamente as mesmas características do concreto convencional, tendo como diferença uma maior fluidez, para que seja possível o seu bombeamento. Para atingir esta fluidez aumenta-se o fator água cimento, diminui-se a granulometria do agregado graúdo e pode, ou não, ser aplicado algum aditivo com característica plástica. Sua aplicação é semelhante ao concreto convencional, porém com a vantagem de poder atingir maiores alturas e locais de acesso restrito com maior facilidade devido ao bombeamento.

 
 
 
 
 
 
 

» Concreto pré-fabricado07-TiposDeConcreto(DRengenharia)_4

 

O concreto pré-fabricado é um dos tipos de concretos que cresce cada vez mais no mercado de hoje em dia. Trata-se do concreto pré-moldado com um controle rigoroso de qualidade, fabricado de acordo com o projeto em um local fora da obra em questão, transportado e “encaixado” em seu local definitivo. Você sabe qual é diferença entre concreto pré-moldado e concreto pré-fabricado? Descubra através do neste nosso post! Com a utilização deste tipo de concreto a obra ganha bastante em tempo, uma vez que o projeto está pronto, o concreto pode ir sendo fabricado fora da obra enquanto outras etapas estão sendo desenvolvidas.

 
 
 
 
 

» Concreto de alta resistência inicial07-TiposDeConcreto(DRengenharia)_5

É um concreto mais caro devido ao uso de aditivos, porém que tem sua participação nas construções cada vez maior. Como o nome já diz, este concreto atinge uma grande resistência com um tempo bem inferior se comparado aos outros concretos, o que ganha em agilidade na sua construção. Às vezes é vantajoso usar este tipo de concreto para diminuir o tempo de obra e consequentemente diminuir outros gastos fixos como mão de obra e etc.

 
 
 
 
 
 
 
 

» Concreto pesado07-TiposDeConcreto(DRengenharia)_6

É um concreto que utiliza agregados graúdos com maior massa específica, como por exemplo a hematita, o que torna um concreto com maior resistência mecânica, maior durabilidade e maior proteção contra radiações. Suas aplicações mais frequentes são em contrapesos de estruturas pesadas e em salas de raio-x e usinas que tenham algum tipo de radiação.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

» Concreto projetado07-TiposDeConcreto(DRengenharia)_7

Este é um tipo de concreto muito utilizado no Brasil devido ao fato de nosso relevo demandar muitas obras de contenção. Trata-se de um concreto com fluidez ainda maior que o bombeável, e com aditivos que elevam sua aderência. São aplicados com máquinas de pressão que lançam um jato com este concreto sobre as superfícies. Geralmente são utilizados em encostas para evitar deslizamentos.

 

 

 

 

 

 


 

Estes são os 6 principais tipos de concretos utilizados em nossas construções! É sempre importante estudar a funcionalidade de cada um e se sua aplicação será vantajosa para sua obra. Falando em vantagem, não deixe de nos seguir pelo facebook e nos acompanhar aqui no blog/site e saiba um pouco mais sobre o concreto pré-fabricado! É o nosso tema para semana que vem!

Veja também: