03-diferença-entre-área-útil-e-área-total(DrEngenharia)_2

 

Quando se trata de visualizar e analisar uma planta de imóvel, você pode se deparar com as seguintes descrições: Apartamento de dois dormitórios, com área útil de 98m² e/ou área total de 198m².

E é bem comum surgirem dúvidas, como por exemplo: qual a diferença entre área útil e área total?

Destacamos a seguir, uma breve descrição didática de cada uma, assim como outros conceitos que podem vir contidos junto aos desenhos. É importante que você saiba a diferença entre cada uma delas, pois a dimensão das áreas influencia diretamente nos valores, sejam estes para construir, reformar ou decorar.

 

Área comum

Espaço de acesso comunitário, destinado tanto a moradores quanto a visitantes. Exemplos de áreas comuns: saguões, jardins, circulação, áreas de lazer, piscinas, quadras.

Área privativa

O total da área interna de um apartamento demarcado pelas paredes. Incluindo garagem e as paredes em si.

Área total

A área total é a soma de todas as áreas. É a soma da área privativa mais a área de uso comum.

Área útil 03-diferença-entre-área-útil-e-área-total(DrEngenharia)_3

A área útil é considerada pelo espaço privativo, o interior do imóvel em que você vive(ou vai viver); seu cálculo é realizado com o somatório de cada área dos ambientes internos. Garagens e varandas não estão incluídas. Diferente da área privativa, na área útil não se considera as paredes.

 

Com essas dicas, fica bem mais fácil identificar as dimensões dos espaços. Elas também podem facilitar e te auxiliar significativamente quanto à escolha de um imóvel.

Acompanhe nossas dicas aqui pelo blog/site e facebook.

Veja também: