As necessidades profissionais são cada vez mais variadas no mercado de trabalho, e com a engenharia não é diferente, pois essa esfera está cada vez mais competitiva e dinâmica. Relações organizacionais, tecnologias e conhecimentos mudam de forma constante e rápida. Essas mudanças também são incorporadas aos perfis profissionais e isso faz toda a diferença na carreira de um profissional.

Os engenheiros passam cada vez mais por pressões e cobranças em conhecimentos avançados, produtividade e saber lidar muito bem com as pessoas. Ou seja, estar antenado a tudo e saber trabalhar em equipe é um dos diferenciais que destacam o especialista de engenharia. O individualismo realmente não faz parte de empreendimentos de sucesso. Ninguém pode alcançar uma ideologia sem uma ótima equipe de profissionais, ou até várias.

Então para se destacar é necessário se integrar! Confira 10 dicas para se tornar um engenheiro de sucesso com o apoio de profissionais tão bons quanto você!

 

1. Ousadia sadia

Ser ousado é ser perseverante. Aposte no seu potencial e faça suas metas e sonhos acontecerem, independentemente de quaisquer adversidades. A maioria das pessoas de sucesso encararam grandes obstáculos, mas foram valentes e não se renderam para conseguirem seus objetivos profissionais.

2. Inovação sem prepotência

Procure sempre soluções que possam contribuir para o desenvolvimento da empresa. Pense no novo e compartilhe suas ideias com sua equipe.

3. Comunicação eficaz

Transmita suas ideias de forma que chegue bem aos ouvidos e olhos dos seus colegas de trabalho. Utilize redes sociais, por exemplo, para se comunicar com todos. E o mais importante: converse pessoalmente, sempre que possível. A boa comunicação escrita e oral faz com que a pessoa incorpore melhor sua ideia e a motiva a realizá-la.

 

4. Investimento em networking

Tenha a melhor rede de contatos profissionais na área em que trabalha. Permita-se conhecer novas pessoas, indo a cursos, palestras, etc. Esses eventos permitem estabelecer novas amizades profissionais, trocar conhecimentos e ficar atento às novidades da engenharia.

 

5. Quanto mais prestativo, melhor!

Sempre que algum colega ou chefe precisar de alguma coisa, ajude-o. Seja colaborativo com a empresa. Nunca trabalhe de forma individual. As empresas sempre valorizam o trabalho em equipe.

 

6. Tenha um “braço direito”

Além de ajudar, o diferencial do engenheiro é ser auxiliado também. É importante ter um norte, ou seja, uma pessoa experiente que oriente as práticas e as políticas da empresa. Assim, consegue-se saber como a corporação funciona e as maneiras de colocar em prática suas inovações.

 

7. Humildade sempre ajuda

É bem mais difícil para uma pessoa orgulhosa se destacar no mercado da engenharia. Esse tipo de personalidade torna o profissional fechado, impedindo seu crescimento e desperdiçando ótimas oportunidades.

Busque sempre aprender dentro da empresa e fora dela. Tenha a mente aberta para as experiências e conselhos dos outros, pois cada indivíduo contribui para o seu crescimento pessoal e profissional.

 

8. Arrisque-se em projetos diferentes

A engenharia possui setores muito amplos e complexos. Experimente, sempre que possível, novos conhecimentos do seu setor e de outras áreas. Utilize o máximo da aprendizagem, aplicando-a na empresa. Isso torna o profissional mais dinâmico e versátil.

 

9. Atualize-se sempre

O mundo da engenharia é dinâmico, tendo uma novidade todos os dias. Fique por dentro de tudo que acontece. Leia, pesquise e se atualize. O conhecimento tem poder de abrir novas ideias e expande a criatividade do profissional, tornando-o mais necessário à empresa.

 

10. Aperfeiçoe-se constantemente

Procure sempre melhorar. Todos nós temos muitos pontos que podem ser aproveitados. Faça valer cada oportunidade (curso, palestra, workshop, etc.) para aperfeiçoar suas competências e se tornar, constantemente, um engenheiro de sucesso.

Principalmente, estude muito sua área. Hoje, a cobrança mínima do profissional bem-sucedido é ter conhecimentos avançados. Cursos de pós-graduação (presencial ou virtual) e MBA tornam o engenheiro mais qualificado e atualizado no setor em que atua.

O engenheiro de sucesso é um profissional que conhece seus pontos fortes e fracos. Ele valoriza o que tem de bom e sempre procura melhorar onde precisa. Tem um espírito empreendedor, humilde, prioriza sempre o trabalho em equipe e está sempre antenado a tudo que acontece no mercado de trabalho.

 


 

E você? O que achou de nossas dicas? Se identificou? Tem opinião ou ideia a respeito?

Compartilhe suas ideias com a gente no facebook !

Veja também: