As práticas essenciais bem executadas são formas efetivas de garantir a satisfação a todos os evolvidos no projeto, inclusive o cliente. Todo gestor sabe que são enormes as chances dos serviços serem executados de forma errada, causando retrabalhos e, lógico, prejuízo para as construtoras.

Por esse motivo, é importante adotar um sistema de gestão da qualidade para o seu empreendimento. No post de hoje, entenda as boas práticas de controle de qualidade na construção civil!

 

O CONTROLE DE QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Foco no Cliente

Para ter um controle de qualidade eficiente em sua construtora, é imprescindível focar sempre no seu cliente — entendendo as suas necessidades e oferecendo serviços e produtos que o satisfaçam ou superem as expectativas de suas demandas que exigem rapidez.

Essa boa prática deve ser compreendida e praticada por todas as pessoas da empresa, a começar pela liderança. Ela tem papel fundamental para engajar os seus colaboradores e envolvê-los para melhorar a empresa, integrando todos os processos de sua construtora.

Foco no Cliente

 

Abordagem de Processos

A abordagem de processos é uma sistemática que visa o entendimento e gerenciamento de todos os trabalhos da obra. Em outras palavras, esse método estabelece a relação entre os setores (ou processos) da obra, além de como um pode influenciar o outro.

Imagine que o setor de compras da sua obra adquiriu uma matéria-prima que não possui certificação compulsória pelo Inmetro. Devido à má qualidade do material, os processos de execução da obra ficam comprometidos, o que pode causar patologias ao concreto, por exemplo.

Para evitar essa e outras falhas, todos os trabalhos relacionados diretamente e indiretamente com a obra devem ser controlados. Em outras palavras, é essencial inspecionar a qualidade e o armazenamento dos materiais adquiridos, as propriedades da sua empresa e as dos seus clientes e todos os processos de fabricação.

Portanto, as boas práticas de controle de qualidade na construção civil são baseadas no planejamento de ações focadas em atender os seus clientes e melhorar continuamente a eficiência dos processos das suas obras.

Processos

 

Com essas ações, sua construtora terá mais agilidade e eficiência, sendo referência neste mercado tão competitivo e dinâmico.

Agora que você conhece a importância do controle de qualidade na obra, que tal contar um pouco sobre suas impressões a respeito do assunto aqui nos comentários? Curta nossa fanpage e não perca nossos posts semanais!

Veja também: