Dicas e inspirações para adaptar no lar!

Com a praticidade e otimização das portas de correr a vida torna-se mais dinâmica, a economia de espaço é nítida, a facilidade e a praticidade também. Por conta de tudo isso, funciona como ótima solução em diversos casos.

Não ocupa espaço nenhum e, por isso, funciona muito bem em ambientes pequenos. E não só em espaços pequenos que as portas de correr se tornam essenciais.

Em um quarto onde a entrada do ambiente fica no meio da parede, uma porta comum atrapalha a circulação e ocupa muito espaço quando movimentada. Corredores pequenos e com muitas portas também pedem portas deslizantes.

Em ambientes integrados, as portas de correr permitem a comunicação entre os espaços, deixando tudo mais amplo e arejado. Na hora da requerida privacidade, elas também podem separar os ambientes de forma discreta.

Em algumas construções as portas de correr funcionam quase como paredes móveis. Deixando a decoração dinâmica, elas podem mudar configuração da casa de acordo com as necessidades instantâneas do morador.

Saiba escolher o melhor material de acordo com as suas vontades para o quarto. As portas de vidro ou acrílico conseguem separar os ambientes sem barrar a passagem de luz. Para os que procuram discrição, basta reproduzir o acabamento das paredes na porta e deixar as roldanas escondidas dentro do trilho.

Se a intenção for destacar a porta, pinte-as de uma cor chamativa e aposte nas ferragens aparentes. Esse tipo de opção também faz muito sucesso.

Com um pouco de disposição é possível fazer a própria porta de correr em casa. O primeiro passo é fazer dois furos nas laterais da porta para que as roldanas sejam encaixadas. Na lateral inferior da porta faça uma canaleta de 1 cm de profundidade para ser usado em conjunto com o pino guia que vai evitar que porta balance. Instale nesse buraco uma cantoneira em formato de “u” em toda a largura da porta.

Veja também:  Salão do Móvel de Milão 2016: 4 tendências para se apaixonar

Os trilhos mais comuns e mais baratos em lojas de construção são também em formato de “u” invertido e escondem o par de roldanas. Eles precisam ser fixados em uma viga de madeira para então serem presos à parede.

Coloque um batente de plástico no trilho para que a porta não corra além da posição desejada. Fixe também o pino guia para portas de correr no chão. Ele deve ficar sempre embaixo da porta, independente da posição em que ela esteja.

 


Viu só que dica legal para adaptar em sua casa, apartamento ou escritório?
Curta nossa página no face, interaja nos comentários, marque os amigos e vamos papear!

Veja também: