Desde o momento em que a cozinha passou a fazer parte da sala de estar, compondo ambientes integrados, a preocupação em escolher os melhores acabamentos para o cômodo só tem aumentado. Além dos pré-requisitos básicos, como praticidade na limpeza e alta resistência, os revestimentos agora também precisam atender a questões estéticas – afinal, não faz sentido ter um living belíssimo e deixar a cozinha integrada a ele com uma decoração sem graça, certo? Justamente por aliar todas essas qualidades e muitas outras, os porcelanatos conquistam o público com padrões cada vez mais elaborados e tecnologia de ponta. Tanto na sala quanto na cozinha eles podem ser aplicados no piso e na parede, trazendo uma sensação de continuidade e reforçando a amplitude dos espaços.

Modelos que reproduzem a textura e o visual de outros materiais, como madeira, mármore, pedras rústicas e aço, por exemplo, despontam entre as novidades mais concorridas. Com tantas alternativas, sua única dúvida vai ser: ‘Qual eu escolho? ’. Para te ajudar nessa divertida tarefa, selecionamos 5 opções de porcelanato que ficam incríveis na cozinha – e no restante da casa também. Confira!

 

Porcelanato Soho Grigio

Feito para quem adora a vida urbana e não abre mão de uma proposta mais contemporânea, o porcelanato Soho Grigio ajuda a criar uma base neutra na decoração, porém sem jamais passar batido. Diversos tons de cinza se encontram de maneira irregular para reproduzir nas peças a estética imperfeita do concreto, material icônico na arquitetura brasileira. Esse produto é só um dos destaques da Coleção Metrópole, que conta com mais de 30 modelos de porcelanato, incluindo versões com cinza mais suave, placas que imitam cimento e peças estampadas – todas inspiradas no estilo industrial.

17-Porcelanato(DRengenharia)_2

Porcelanato Oxy

Outro ponto alto da Coleção Metrópole é o porcelanato Oxy, um dos principais lançamentos da Biancogres em 2016. De visual marcante, essa opção simula os efeitos do aço pintado e desgastado pelo tempo, portanto reforça ainda mais a tendência industrial. Por conta do resultado ousado o revestimento é indicado para casas modernas e projetos que buscam fugir do convencional, mas os mais discretos também podem usar o porcelanato aplicando-o em somente um trecho da parede, como a faixa entre a bancada da pia e os armários superiores, ou na cozinha gourmet no terraço, por exemplo.

17-Porcelanato(DRengenharia)_3

 

Porcelanato que imita mármore

O mármore sempre foi considerado um revestimento nobre, porém nos últimos anos, além de preservar esse título, ele ganhou ares mais modernos e ilustres substitutos que reproduzem seu efeito em pisos e paredes. Quem vê de perto os modelos da Coleção Marmo custa a acreditar que as peças são na realidade placas de porcelanato, tamanha é a semelhança com o material natural. Disponíveis em inúmeras tonalidades e desenhos – com veios mais expostos ou mais suaves, eles contribuem para que a decoração da cozinha fique tão sofisticada quanto a da sala de estar. Na imagem abaixo, o padrão usado foi o Travertino Romano Beige, um clássico!

17-Porcelanato(DRengenharia)_4

 

Revestimento estampado

Um jeito infalível de valorizar o projeto da cozinha é apostar em estampas. Para os mais descolados recomendamos as versões geométricas coloridas ou em tons suaves, como os modelos Matiz ou Geometric. Já para os mais tradicionais o ideal são os acabamentos que simulam ladrilhos hidráulicos ou que se inspiram em estampas usadas no passado – o Cemento Hidraulico e o Vintage entram nessa lista ao lado do padrão Bizantina, outra novidade do catálogo.

17-Porcelanato(DRengenharia)_5

 

Porcelanato Arosa

O mundo da decoração parou quando os primeiros porcelanatos que imitam madeira foram apresentados, porém com o passar dos anos a tecnologia foi aprimorando cada vez mais esses acabamentos e hoje eles reproduzem as cores e veios do material natural com perfeição. A Coleção We Wood, da Biancogres, possui uma grande variedade de tons, formatos e texturas – de peças que lembram as ripas usadas em decks de área externa a versões mais neutras e contemporâneas. Em 2016 essa família ganhou um novo integrante: o modelo Arosa, inspirado em tábuas de assoalho de demolição. Olha só como a cozinha fica linda com o revestimento!

17-Porcelanato(DRengenharia)_6

 


 

Gostaram das novidades em revestimentos para cozinha? Acompanhe-nos pelo site/blog ou facebook e fique por dentro das últimas tendências no setor!

Veja também: