Os arquitetos buscam cada vez mais inovação e ousadia em seus projetos, além de estarem sempre surpreendendo no que diz respeito ao apelo social: sustentabilidade. Tais questões são amplamente favorecidas, justamente pela variedade de materiais desenvolvidos especificamente para cada tipo de construção. E a intensa urbanização das cidades, exige cada vez mais desses profissionais, como: inovação sem perder a originalidade, equilíbrio, o respeito à legislação e um dos quesitos mais importantes, a satisfação dos clientes!

Para que isso ocorra naturalmente e com eficácia, é necessário que o profissional da arquitetura esteja atento às evoluções do mercado, em sintonia com as tendências, estudando constantemente sobre o assunto. Uma maneira divertida e eficaz de ficar por dentro das tendências de mercado e estimular a criatividade é assistir a filmes sobre o tema, é divertido e muito interessante para quem já é antenado à área. Ampliar o campo de visão do arquiteto, a descoberta de novos horizontes, a visão por outro ângulo, pode levar o profissional à “sacadas” de outros arquitetos, prevenção de possíveis erros e criação de soluções inteligentes que venha agregar valor às necessidades do setor.

Confira a lista de filmes que todo arquiteto precisa assistir:

 

» 1. Urbanized

Título original: Urbanized
Duração: 55 minutos
Origem: Estados Unidos; Inglaterra
Direção: Gary Hustwit
 
Da categoria “Documentário”, o filme traz entrevistas com renomados arquitetos, políticos, construtores e pensadores como Rem Koolhaas, Alejandro Aravena, Canto James e até o nosso conterrâneo Oscar Niemayer. O argumento central tem foco na questão do desenho das cidades, que espera que até 2050 mais de 75% da população mundial esteja vivendo em áreas urbanas.

Entretanto, mesmo que algumas cidades experimentem, atualmente, um crescimento acelerado de suas áreas urbanas, outras encontram desafios para investir nesse crescimento. O diretor tenta introduzir a questão de que toda a população tenha que participar das discussões sobre esse crescimento para atender a todos, principalmente sobre temas como mobilidade urbana, inclusão, sustentabilidade e logística. Veja o trailer aqui.

» 2. Koyaanisqatsi

Título original:  Koyaanisqatsi: Life Out of Balance
Duração: 87 minutos
Origem: Estados Unidos
Direção: Godfrey Reggio
 
Neste outro documentário não há uso de diálogos ou narração como uso de linguagem, porém a mensagem é transmitida por meio de imagens e sons. O filme, que na realidade é o primeiro da trilogia “Qatsi”, explora as diferentes formas de interação entre o homem, a natureza e a tecnologia.

O argumento central é o de mostrar como o crescimento desordenado pode afetar todo o globo. Faz parte de uma reflexão sobre a sociedade em geral, em seus aspectos micro e macroestruturais e o reflexo de suas ações sobre a natureza. O trailer você confere aqui!

» 3. The Pruitt-Igoe Myth

Título original: The Pruitt-Igoe Myth: An Urban History
Duração: 79 minutos
Origem: Estados Unidos
Direção: Chad Freidrichs
 

Mostra a história da Pruitt-Igoe, uma habitação pública complexa de St. Louis, no estado do Missouri (EUA). O tema central vai contra o argumento do governo de que a instabilidade do complexo é constituída pela composição demográfica do local, porém a narrativa, composta por profissionais da arquitetura e os habitantes, denota uma força social externa, composta principalmente pela administração pública. Veja uma palinha agora!

» 4. Monstros S.A.

Título Original: Monsters, INC.
Duração: 92 minutos
Origem: Estados Unidos
Direção: Pete Docter
 

Da categoria “Animação”, o filme mostra o cotidiano de uma fábrica de gritos, combustível vital para manter a cidade de Monstrópolis. Para os arquitetos, este é o ponto que merece maior atenção. Os moradores das cidades, os monstros, têm variados tamanhos e formas, o que faz que a cidade seja completamente adaptada para acomodar os habitantes. Diante de tanta inovação, é possível imaginar diferentes soluções para os diferentes problemas que as nossas cidades enfrentam. Diversão e aprendizado numa só jogada, confira!


 

Os filmes são interessantes aos profissionais da arquitetura em geral bem agradáveis de se ver. Agora é só preparar a pipoca e ficar por dentro das ideias! E aí? Já assistiu algum desses? Conte para a gente o que achou!

Veja também: