Os lustres são elementos decorativos que realmente fazem toda a diferença nos ambientes. Requintados, elegantes e sofisticados, eles iluminam o espaço e dão um brilho especial à decoração. Porém, esse tipo de acessório não é tão fácil de combinar quanto parece. Para ajudá-los nessa complicada missão e decorar lindamente sua casa usando lustres, listamos aqui algumas dicas incríveis. Confira:

 

Diferencie lustres de luminárias

Exceto pelo fato de que ambos podem ser pendurados no teto para iluminar os ambientes, os lustres e as luminárias possuem, na verdade, mais diferenças do que semelhanças. Os lustres são mais suntuosos,  sendo que alguns deles são verdadeiras joias. Já as luminárias, por sua vez, podem ser pequenas, rústicas e incrivelmente simples.

22-Lustres(DRengenharia)_2Lustre

22-Lustres(DRengenharia)_3Luminária

 

Saiba escolher os lustres

Existem vários tipos de lustres no mercado. Alguns deles são enormes candelabros suspensos, outros tantos são feitos de vidro, cristal, fibra, pedraria, metal e assim por diante. Aí a escolha vai mais por questão de gosto e adequação ao ambiente.

22-Lustres(DRengenharia)_4Lustre no Hall de Entrada

22-Lustres(DRengenharia)_5Lustre no Quarto

 

Dê o devido destaque ao lustre

O lustre é uma peça decorativa que definitivamente merece destaque. Justamente por isso, deve ser o centro de interesse nos ambientes — a exemplo do hall de acesso, do mezanino ou até mesmo da sala de jantar. Dificilmente um lustre é responsável pela iluminação geral de um cômodo, funcionando mesmo como um complemento da decoração.

 

Busque o equilíbrio decorativo

Os lustres por si só, são objetos bastante chamativos, por vezes grandes demais e com muitos detalhes. Sendo assim, é importante combiná-los com elementos discretos, cores neutras e peças elegantes, porém simples. Isso faz com que o visual fique harmonioso, elegante e clean. O excesso de informações pode deixar a decoração pesada.

 

Evite lustres na cozinha

Os lustres podem fazer parte da decoração de salas, quartos, corredores ou até mesmo de bibliotecas particulares, no entanto, não são indicados para cozinhas ou áreas gourmet, já que, infelizmente, a gordura dos alimentos impregna muito rapidamente no lustre e acaba por dificultar a limpeza da peça.

 

Combine o lustre com o conceito da decoração

O lustre pode ser maravilhoso, mas se não combinar com o conceito do projeto decorativo e luminotécnico geral do espaço, o efeito pode ser simplesmente desastroso. Defina se o lustre será rústico, romântico, retrô, clássico, moderno ou glamouroso. Isso faz toda diferença na decoração. É importante também considerar seus gostos pessoais. Se você gosta do estilo mais discreto, um lustre grandioso de cristais pode não ser a melhor opção para decorar sua residência.

22-Lustres(DRengenharia)_6

 

Para evitar que o espaço pareça menor do que realmente é, não coloque lustres muito grandes em ambientes compactos. Da mesma forma, não use um lustre muito pequeno em espaços amplos. Opte sempre por elementos proporcionais para assegurar o equilíbrio na decoração.

 

Matéria do Blog Casa Show

Veja também: