Uma casa pré-fabricada ou pré-moldada é uma casa construída com módulos, que são painéis de concreto, feitos em série dentro de uma fábrica e transportados até o local da construção. Esses módulos possuem um encaixe perfeito uns nos outros, promovendo maior rapidez na construção. Por isso, estão se tornando uma nova tendência na construção civil.

 

AS VANTAGENS

As casas pré-fabricadas em concreto possuem diversas vantagens. Entre elas podemos citar:

Tempo de construção: o tempo varia de acordo com diversos fatores, como as condições de tempo por exemplo, mas é muito mais rápido que uma construção comum. Em média, uma casa pré-fabricada fica pronta de 60 a 90 dias;

Preço: o fato de os moldes serem pré-construídos em uma fábrica, muitas vezes em série, reduz bastante o custo com material. Além disso, por serem de encaixe, a mão de obra necessária para a construção é muito menor, reduzindo ainda mais o custo;

Menor desperdício: são poucos os resíduos produzidos, pois só são necessários alguns acabamentos extras na casa depois de montada.

O fato de serem pré-fabricadas não significa que existam modelos limitados para a escolha. Apesar de não ser possível desenharmos as casas totalmente de acordo com nossa vontade, é possível customizá-la a partir dos elementos pré-fabricados, atendendo melhor a necessidade do cliente. Também é possível adicionar revestimentos térmicos e isolamento acústico.

 
 

Confira 5 ideias inovadoras de casas pré-fabricadas em concreto:

 

Casa Caixa

Casa-caixa

Essas casas possuem sua planta baixa em forma de quadrado ou retângulo. Cada cômodo é uma peça diferente e independente. Esse tipo tem a vantagem de poder ser ampliado facilmente, basta encaixar novos módulos.

Casa Invisível

Casa invisível

Essa casa possui todo seu exterior espelhado, refletindo a paisagem ao redor. Isso faz com que ela se confunda com o ambiente, tornando-se “invisível”. Foi criada pelo grupo de arquitetos associados Delugan Meissl.

Autossuficiente

Casa Autossuficiente

Essa casa é desenhada para captar e produzir todos os recursos necessários para o seu funcionamento. Possui painéis solares sobre o telhado e estes também são desenhados para captarem e armazenarem a água da chuva, sendo bastante sustentáveis.

Casa transportável

Casa transportável

Essas casas devem, preferencialmente, ter seu tamanho reduzido para facilitar o transporte. São geralmente feitas para acomodarem duas pessoas e também devem ser autossuficientes.

Fachada de Vidro

Fachada de vidro

Possuem algumas paredes externas de vidro transparente, trazendo uma vista panorâmica do local onde está instalada. É uma casa ideal para se ter no campo ou na praia, pois a fachada de vidro dá a impressão de que a casa é uma extensão do local, atribuindo uma sensação de amplitude.

 


 

Essas são somente ideias para a escolha da casa. Não é necessário optar por apenas um modelo, pois é possível mesclar conforme o gosto do cliente.
Gostou de saber dessas ideias sobre as casas pré-fabricadas? Como você usaria esse recurso em seu projeto?

Deixe seu comentário, curta nossa fanpage !

DR Engenharia, construindo sonhos!

 

Veja também: