7 ERROS DE DECORAÇÃO QUE FAZEM SUA CASA PARECER MENOR

Parece tarefa fácil, mas engana-se quem pensa isso, pois, decorar um ambiente pode ser especialmente difícil quando a
metragem é reduzida. Confira abaixo, 7 erros que você deve evitar para não comprometer a sensação de amplitude:

TUDO COMBINANDO

Errado: Combinar tudo em um ambiente com as mesmas cores, tecidos e texturas para a decoração parecer uma coisa só, homogênea fica algo muito sem graça.

O que fazer: O lance ideal é misturar estilos entre as almofadas e tecidos. Se você realmente for muito fã de uma decoração mais coordenada, escolha seguir uma linha nas paredes ou nos móveis, mas nunca nos dois simultaneamente.
Curte cores escuras? Aposte em uma parede só!

PAPEL DE PAREDE ESCURO

Errado: O papel de parede em tons escuros acaba absorvendo a luz, o que faz com que o ambiente pareça menor do que realmente é.

O que fazer: Que tal utilizar cores claras e suaves, que além de designar ao o ambiente uma atmosfera mais aberta e arejada, ainda fica menos cansativo e sendo assim mais difícil de enjoar. Se mesmo assim, fizer questão dos tons escuros, aposte apenas uma parede para equilibrar.

MÓVEIS ENCOSTADOS NA PAREDE

Errado: Empurrar todos os móveis contra as paredes faz com que o seu ambiente pareça estar no limite máximo de espaço.

O que fazer: Desencoste tudo da parede, mesmo que por alguns centímetros, pois isso trará uma sensação de profundidade para o cômodo.

EXCESSO DE MIUDEZAS

Errado: Até os ambientes mais espaçosos podem parecer menores se você encher cada superfície dos móveis com muitas peças decorativas.

O que fazer: Opte por um aparador ou dois para decorar com pequenos itens decorativos e troque-os regularmente, assim, você não preenche a casa com tantas peças e, de quebra, ainda terá um cantinho renovado de tempos em tempos.

CORTINAS CURTAS

Errado: Quando a cortina não chega até o chão, a impressão que se cria é de um pé-direito baixo.

O que fazer: A altura deve ser do chão ao teto. Além de melhorar o acabamento, essa solução amplia o pé-direito. Melhor ainda acrescentar 20 cm a cada lateral.

MUITA MOBÍLIA

Errado: Muitos móveis em um ambiente só tornarão o seu espaço limitado e abarrotado.

O que fazer: Distribua as peças pela casa como, por exemplo, levando uma cadeira para o quarto, criando assim uma área de leitura. Não deixe nenhuma janela bloqueada, pois conectar a área interna com a externa criará a ilusão de um ambiente mais profundo e espaçoso.

ILUMINAÇÃO RUIM

Errado: Muitos cômodos possuem apenas um tipo de fonte de iluminação, bem no centro do ambiente, o que faz o espaço parecer menor.

O que fazer: Escolha dois ou três tipos de luminárias e distribua pelo espaço. A luz irá rebater nas paredes e clarear até os cantinhos mais escuros. Se você não tem espaço para tanto, aposte nos espelhos, que refletem a luz natural pelo ambiente.

Viu só pessoal que dicas bacanas!
Aposte nessas ideias para decorar!

Acompanhe nossa página no Facebook

Curta nossa página no Facebook, marque amigos e receba a família pra testar a inspiração!

Veja também: