Uma das tendências mais marcantes do mundo do design e decoração sempre foi o trabalho escandinavo, que é desenvolvido na Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia. O design dos países nórdicos tem características muito particulares e interessantes, que podem ser reconhecidas facilmente.

Para entender essas características, é preciso lembrar que estamos falando de países com um inverno extremamente rigoroso, o que incentiva as pessoas a desenvolverem uma relação muito especial com suas casas.

Considerando que as pessoas vão passar ali grande parte do seu dia nos meses de inverno, as casas devem ser aconchegantes e muito funcionais, e esses dois princípios ditam as criações dos seus designers. Contudo, não é preciso ser europeu para aproveitar os benefícios dessas criações, e nós preparamos um material que vai te mostrar como aplicar o melhor do design escandinavo em sua casa!

 

Funcionalidade

Talvez seja esse o principal objetivo do design escandinavo: fazer com que todos os objetos dentro de uma casa, além de lindos, sirvam a um princípio. É preciso aproveitar bem os espaços, com inteligência e objetividade.

Que tal, por exemplo, instalar uma mesa retrátil em sua sala? Ela pode ser utilizada durante as refeições e, quando recolhida, dá espaço para criar um ambiente mais amplo e arejado.

 

Minimalismo

Os escandinavos defendem que menos é mais. Apostam em ambientes que trazem somente o essencial, mas sem perder a elegância. Exploram como ninguém as formas retas, os materiais duradouros e o cuidado com a forma.

Aplicar isso em sua casa significa fazer um esforço para guardar somente o necessário, abrindo mão de uma série de objetos que vamos acumulando sem necessidade ao longo do tempo. Você não vai acreditar no impacto dessa mudança para a sua rotina. Acredite: faz toda a diferença!

23-Design-Escandinavo(DRengenharia)_2

 

Contraste

Basta uma pesquisa rápida de imagens para perceber que os escandinavos sabem explorar como ninguém a ideia do contraste. A maioria de seus ambientes é trabalhada com o uso de cores neutras, que sempre combinam bem entre si (especialmente branco, cinza, bege e preto), tornando o espaço bem leve e agradável. Mas, para um toque final cheio de charme e estilo, eles lançam mão de cores contrastantes e vivas, como o amarelo e o vermelho.

Essa é uma tendência fácil de seguir: escolha objetos marcantes para compor um ambiente básico ou experimente colorir uma só parede. O resultado vai ficar incrível.

23-Design-Escandinavo(DRengenharia)_3

 

Sustentabilidade

Uma das grandes preocupações dos nórdicos diz respeito à sustentabilidade dos seus produtos. Por isso, sempre dão preferência à utilização de madeiras de reflorestamento, materiais ecológicos e duradouros e tudo aquilo que não trará impactos negativos ao meio ambiente. Adotar essa prática na decoração da sua casa só vai trazer coisas boas, pode ter certeza. Uma alternativa para as casas brasileiras é o uso de madeira de demolição.

23-Design-Escandinavo(DRengenharia)_4

 

Matéria do Blog Casa Show

 


 

Viu como o design escandinavo pode combinar muito bem com sua casa? São detalhes que vão fazer uma grande diferença e trazer uma impressão mais agradável, conforto, além de muita funcionalidade.

Veja também: