Em todo o planeta, há construções que surpreendem. Algumas delas ficam conhecidas pelo conceito sustentável, outras pelo design arrojado. Há, ainda, aquelas que se destacam pela arquitetura luxuosa. Confira aqui, três projetos arquitetônicos bem diferentes entre si e que estão entre os mais famosos do mundo.

 

BURJ AL ARAB

luxo, sofisticação e modernidade nos Emirados Árabes
Burj Al Arab

Em formato de vela, o Burj Al Arab é um dos hotéis mais conhecidos do mundo. Fica na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes. Luxuoso, é um símbolo da arquitetura moderna.

Seu projeto, de 321 metros de altura foi concebido em outubro de 1993 por Tom Wright e levou cerca de cinco anos para ser construído. Seus pilares foram enterrados a cerca de 40 metros abaixo do leito subaquático e suas colunas formam um imenso “mastro”. O prédio foi construído pelo grupo sul-africano Murray & Roberts e custou 650 milhões de dólares.

O luxo está em cada detalhe, como nas escadas de mármore das 202 suítes de dois andares e na decoração em ouro, dentro e fora dos quartos, além do átrio de entrada.

MUSEU DA MEMÓRIA E DOS DIREITOS HUMANOS

homenagem às vítimas da ditadura chilena
Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Outra obra famosa, inaugurada em 2010 e vencedora de diversos prêmios, entre eles o APCA, o Museu da Memória do Chile foi projetado para abrigar a história da ditadura que o país viveu com o governo do general Augusto Pinochet e homenagear os homens e mulheres que lutaram contra ela.

O prédio foi projetado pelo Estúdio América em parceria com o arquiteto brasileiro Mario Figueroa. Foi concebido e inaugurado em apenas um ano. A arquitetura do Museu lembra uma arca flutuando.

Entre os materiais utilizados está a pedra de maritte e treliças metálicas. O piso é coberto com vidro e as limalhas são de cobre e ferro.

CASA PARATY

um dos projetos arquitetônicos mais premiados do mundo

Casa Paraty

Representante brasileira da lista, a famosa Casa Paraty foi projetada pelo Studio MK27, do arquiteto Marcio Kogan, em 2009. No mesmo ano, o projeto recebeu dois prêmios: o primeiro lugar do Leaf Awards e “Melhor Arquitetura”, pelo International Property Awards.

No ano seguinte, venceu o Design Awards da revista Wallpaper na categoria “Best New Private House”. A casa foi encomendada por um casal de jovens colecionadores de móveis brasileiros do século 20 para abrigar o acervo. Em meio à natureza, é acessível somente de barco. O projeto possui duas caixas de concreto que se projetam na montanha e se equilibra na topografia do terreno.

 


 

Esses são apenas três exemplos de projetos arquitetônicos únicos, que tiveram uma preocupação com estruturas reforçadas e resistentes.
A DR Engenharia caminha sempre junto de você, construindo sonhos em alicerces e estruturas sólidas!

Curta nossa fanpage e dê sua opinião nos comentários!

Veja também: