O pensador Heráclito já disse certa vez: “não há nada permanente, exceto a mudança”. E parece não existir nada mais verdadeiro que esta citação, afinal qualquer pessoa, objeto ou o que for que seja, estão sofrendo alterações, degradações, influência do meio e mudando constantemente não é mesmo? A regra é clara, e nada nem ninguém escapa. Na arquitetura não é diferente, mesmo que obras sejam restauradas, elas sofrem mudanças e mesmo que influências sejam repetidas, elas voltam repaginadas e imprimem a ousadia dos arquitetos que criam novos formatos e ousam nas ideias. E para que você absorva com eficácia tanta informação, separamos 5 tendências em acabamento que farão a diferença na década! Confira:

 

1 – Estilo Industrial

Este estilo, na verdade, surgiu lá na década de 1950, nas antigas fábricas da cidade de Nova York — elas foram substituídas e transformadas em lofts e apartamentos.

Com essa mudança, muitos imóveis mantiveram alguns elementos básicos do seu estilo mais sóbrio. Hoje, ele é considerado a nova tendência para reformas.

O que marca esse conceito são pisos, paredes de cimento queimado, concreto aparente, tijolos, exposição de alvenaria e uso de madeira no estilo de demolição. O legal é que conseguem abrir espaço para revestimentos mais formais, como aqueles azulejos retangulares que existem nos metrôs de Londres. Com esses materiais, o acabamento pode ganhar um aspecto bem despojado.

Por mais que sejam usadas cores sóbrias, pode-se combinar na sua casa objetos e tons específicos, isto é, acessórios e móveis estilo retrô, de cores mais fortes ou formatos em polígonos.

 

2 – Low Poly

A ideia aqui é transformar fotos e objetos de alta complexidade em polígonos com paletas de variadas cores. Destaca-se nesse estilo papéis de parede estampados, padrões de azulejo triangulares, revestimentos hexagonais, pôsteres e até um imobiliário obedecendo ao Teorema de Pitágoras. Usar o Low Poly na decoração deixa o ambiente mais divertido por conta do uso das cores vivas do seu acabamento.

 

3 – Papéis de Parede06-5-novas-tendências-em-acabamento-que-ganharão-esta-década(DRengenharia)_papeldeparede4

Os revestimentos estão com tudo entre os melhores decoradores do país. Agora as paredes deixam de ser apenas uma parte básica da casa e se torna um espaço para a arte. Para quem curte cômodos mais neutros, as listras ajudam muito nesse objetivo, além de dar maior textura e modernizar a decoração. Já os que preferem papéis de parede coloridos, a aposta é usar decoração de flores, desenhos abstratos, dentre tantas outras possibilidades que possam alegrar e divertir o ambiente.

 

4 – Decoração Divertida06-5-novas-tendências-em-acabamento-que-ganharão-esta-década(DRengenharia)_divertida5

Apostar em uma decoração divertida é um movimento do mundo do design de interiores — repleta de cores, objetos cheios de humor e estampas. Com uma pegada jovem e urbana, ela incorpora móveis laqueados, paredes coloridas e agrupamentos de nichos. Uma mistura floral com estampas marroquinas também se encontram em alta para o ano de 2016, principalmente cores mais vibrantes, como azul, amarelo e vermelho.

Outra dica é introduzir elementos da cultura pop na sua decoração, tais como quadros, luminárias divertidas e toy art para deixar sua residência bem mais jovem, alegre e descolada.

 

5 – Mix de Acabamentos06-5-novas-tendências-em-acabamento-que-ganharão-esta-década(DRengenharia)_mix6

As mudanças no seu ambiente devem ser de acordo com sua personalidade. Por isso, por que não inovar e misturar estilos, texturas e materiais? Uma das ideias é utilizar móveis vintage ou restaurar aquela mobília antiga da sua avó.

Também é interessante misturar ambientes modernos, criando uma composição bem ousada com suas características — aposte em tapetes, feltres e couros.

 


 

Gostou do que leu e viu por aqui?

Não deixe de curtir a nossa página no facebook e nos acompanhar aqui no blog/site pra ficar por dentro das nossas dicas e novidades!

Veja também: