O ambiente de obras ou local onde realizam obras e reformas necessita essencialmente de segurança e isso deve ser levado em consideração. Um canteiro de obras, principalmente para grandes empreendimentos, é um espaço que favorece risco de muitos acidentes, que comprometem o trabalho dos seus colaboradores e o desempenho dos seus serviços.

Por isso, precaução nunca é demais! Segurança no canteiro de obras é fundamental para sua construtora e é possível garanti-la se algumas medidas forem tomadas.

No post de hoje, preparamos 5 dicas interessantes e fáceis para certificar a segurança nos canteiros de obras. Quer um ambiente de trabalho mais seguro? Confira!

 

1 – Organização e limpeza

É um elemento muito importante. Um dos requisitos principais para o sucesso da construção de qualquer empreendimento é um espaço limpo e organizado. Um canteiro de obras assim auxilia a funcionalidade e otimiza a execução de atividades, reduz o tempo de entrega e recebimento de materiais e leva a uma considerável redução nas chances de algum acidente acontecer.

Os locais onde são executadas as obras devem ter um almoxarifado eficiente, que tenha a identificação dos diferentes tipos de materiais que serão usados durante toda a obra. Do mesmo modo, toda a matéria-prima deve ser fácil de encontrar, evitando que o trabalhador se atrapalhe e possa sofrer acidentes por causa de um almoxarifado bagunçado.

Para ter um espaço organizado e limpo, recomenda-se fazer um planejamento para saber onde cada material estará no final de cada dia de trabalho.

 

2 – Sinalização

A sinalização ajuda a melhorar a organização do trabalho, melhora o fluxo de pessoas em situações emergenciais e evita acidentes.

Deve-se fixar cartazes e placas avisando quais locais apresentam riscos de queda de materiais e identificar quais os espaços têm a presença de substâncias tóxicas. Coloque também informativos que indicam as vias de acesso para circular equipamentos e veículos.

 

3 – Equipamentos de segurança

É muito importante e recomendado usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O uso de botas, capacete, óculos, respiradores, luvas, dentre outros aparelhos pessoais, devem ser utilizados para evitar que a integridade física do seu operário seja comprometida.
A necessidade de cada item de segurança depende muito da obra realizada. Lembre-se que é obrigação sua se responsabilizar em prover cada EPI e trocá-lo quando este estiver desgastado.

 

4 – Faça corretamente recorte de paredes e revestimento cerâmico

Para a segurança da sua obra, deve-se fazer de forma eficiente os recortes de parede, assim como o revestimento cerâmico. O ideal é que os recortes sejam feitos com o vento a favor do trabalhador — o intuito desta ação é evitar que resíduos materiais atinjam e comprometem a saúde física do operário. Do mesmo modo, os cortes devem ser feitos em locais com certo grau de umidade, para evitar que a poeira se propague.

Ter cuidados para não comprometer a integridade física do trabalhador é essencial. O recorte das peças deve ser feito com serra mármore ou riscador. A execução dessa tarefa deve ser feita em uma bancada, para evitar lesões na coluna e no pescoço do funcionário e impedir outros acidentes.

 

5 – Intoxicação

Tenha muita atenção na possibilidade de problemas internos, tais como as intoxicações. Oriente seus colaboradores a sempre lavarem as mãos, principalmente antes e depois das refeições e após mexer com qualquer tipo de produto ou material.
Para evitar parasitas intestinais todos devem estar com as unhas limpas e cortadas, ingerir apenas frutas e verduras bem lavados, andar sempre com calçado fechado e tomar água bem filtrada.

 


 

O mundo das construções apresenta novidades a cada dia e instrumentos que facilitam e melhoram o desempenho da sua construção, Atitudes simples e fáceis as vezes economizam a nós algo que vale ouro: o tempo! A segurança no Canteiro de obras traz efetivamente lucro à construtora, pois ajuda a reduzir o tempo no canteiro de obras e protege a prolonga a vida de seus colaboradores não é mesmo?

Acompanhe-nos pelo site/blog ou facebook e fique por dentro das dicas e novidades que preparamos a você semanalmente.

Veja também: