A DR Engenharia recomenda uma minuciosa elaboração de projetos das áreas da construção civil e arquitetura e para isso conta com uma equipe de parceiros profissionais atuantes nestas áreas para juntos desenvolverem o melhor projeto para seu empreendimento. Algo que, muitas vezes é negligenciado, mas, de extrema importância à obra, a qualidade tem de ser uma determinante, prevenindo e evitando assim, diversos problemas no futuro.

Quando um projeto é bem desenvolvido, ele facilita a implementação do curso de ação e pode trazer diversos benefícios, como:

• Permitir a visualização da obra como um todo;

• Contribuir para uma tomada de decisões mais rápida e assertiva, em caso de imprevistos;

• Pode diminuir os custos e desperdícios ao determinar com precisão a real necessidade de materiais;

• Otimizar o tempo de trabalho e, consequentemente, diminuir os custos de produção e de mão de obra.

 

Por isso, é muito importante que o projeto leve em consideração todos os aspectos pertinentes à obra, desde a sua estrutura até o acabamento. Hoje, listamos 5 cuidados importantes na elaboração de projetos de qualidade. Pois a realização de um sonho é tão importante a você quanto para nós da DR Engenharia! Confira!

 

» 1. Estabelecendo um contrato

O primeiro passo para um projeto é o contrato. Ele é um documento oficial no qual as partes envolvidas deixam claro todos os aspectos referentes ao que esperam uma da outra e o que poderá ser exigido, incluindo prazos de entrega, valores, multas, cláusulas de rescisão. Além dos elementos clássicos, um bom contrato poderá prever especificações quanto ao projeto, aos serviços usados na execução e a responsabilidade de cada um.

 

» 2. Explorando e conhecendo o terreno

O tipo de terreno é uma informação essencial. Antes de fazer um projeto, o estudo do terreno poderá dar informações importantes sobre as possibilidades e sobre o que será necessário para a estrutura. Poderá, inclusive, ser necessário fazer modificações no terreno antes da execução do projeto propriamente dito. Esse estudo preliminar é de suma importância para evitar problemas estruturais posteriores ou relacionados à fundação.

 

» 3. Realizando um pré-projeto

Após a contratação do serviço, faça um pré-projeto elucidando as ideias e o que se espera realizar. Essa etapa é um pouco mais livre e deverá conter o conceito geral do projeto. Apresentar o pré-projeto e ter a aprovação evita o retrabalho posterior de, com o projeto já pronto, ter que refazê-lo.

 

» 4. Tecnologia como grande aliada

Hoje em dia, existem muitos softwares que auxiliam na criação de um projeto, inclusive fazendo os cálculos estruturais. A tecnologia digital tornou-se uma ferramenta muito útil na área da construção civil e da arquitetura, permitindo visualizações em 3D melhores e menos trabalhosas que as maquetes, por exemplo.

Os softwares auxiliam em uma melhor visualização, em agilidade na hora de projetar, de fazer os cálculos necessários e no acompanhamento da própria execução da obra.

 

» 5. Acompanhando a execução

A execução do projeto é a realização do que foi idealizado. E como toda a idealização, é possível que haja problemas reais. Por isso, é muito importante acompanhá-la e pensar à frente, antevendo qualquer questão que possa ser de difícil solução. O trabalho de um bom projetista é, além de idealizar a obra, prever e alterar o próprio projeto em curso, caso seja necessário.

 


 

Como podemos ver, através do projeto é possível economizar, poupar tempo, obter qualidade e evitar problemas. Então é certo que o projeto é a garantia do sucesso e jamais abra mão disso!

Acompanhe nossas dicas pelo site/blog ou facebook e obtenha as melhores informações e dicas de quem sonha e realiza junto com você, a DR Engenharia!

Veja também: