Só de pensar em construção já vem à mente: muito tempo gasto, além de dinheiro, desperdício de materiais, erros na execução, atraso provocado por fatores climáticos e mais uma série de problemas e questões. Porém, o que se busca atualmente é construir no menor tempo, com o menor custo e com alta qualidade, atendendo a todas as necessidades de uma só vez e de forma cada vez mais eficiente.

Tais fatores de desempenho podem ser alcançados com o uso de estruturas pré-fabricadas, algo cada vez mais comum em construções modernas.

Pensando nessa estratégia e na praticidade que ela traz, este post vai tratar sobre os muros de contenção pré-fabricados, citando quatro vantagens do seu uso em obras de várias naturezas. Confira!

 

1. SEGURANÇA (MUROS DE CONTENÇÃO)

Em uma definição rápida, podemos dizer que os muros de contenção têm a função de segurar a terra da parte que for mais alta entre dois lados, estabilizando assim a pressão que a terra exerce e contendo o risco de desmoronamento que aumenta quando a terra está molhada.

Em diversas situações, o muro de contenção é essencial para manter a segurança de pessoas ou bens que estejam próximas a essas áreas. Ficando claro a sua necessidade, as estruturas pré-fabricadas servem para facilitar esse serviço. Citaremos agora mais alguns benefícios do seu uso.

Segurança - Muro de Contenção

 

2. AGILIDADE

Um dos maiores benefícios do uso dessas estruturas é o menor tempo gasto, já que o construtor recebe os produtos prontos e tem apenas que montá-los no local adequado.

Sendo assim, o uso das estruturas pré-fabricadas poupa mão de obra na fabricação e o transtorno é bem menor, já que o local da instalação ficará menos tempo em obras. Simultaneamente à fabricação das partes de concretos, podem ser realizados os serviços de terraplanagem e fundação da obra, o que também agiliza todo o processo.

Agilidade

 

3. REDUÇÃO DE CUSTOS

Os meios tradicionais de construção exigem um local espaçoso, além de diversas ferramentas e equipamentos, mão de obra de profissionais e ajudantes qualificados, desperdício de materiais durante a construção, erros no projeto, enfim, uma série de questões.

Todas essas situações elencadas afetam diretamente o custo do projeto e é de conhecimento comum que a elevação de custos é um dos maiores problemas da indústria da construção civil atualmente.

Redução de Custos

 

4. QUALIDADE E ALTA DURABILIDADE

A fabricação de estruturas pré-moldadas deve obedecer rigorosamente às Normas Técnicas Brasileiras. Uma vez que são produzidas em unidades fabris, as matérias-primas devem ser normalizadas, respeitar as especificações de segurança e realizar alguns procedimentos rígidos de controle, averiguando todas as etapas do processo.

É muito importante frisar que a indústria está sempre recebendo investimento em melhorias e inovações tecnológicas, realizando pesquisas e testes e criando novas soluções construtivas para o mercado. Logo, trabalhar com estruturas pré-fabricadas é a garantia de ter o melhor disponível.

Fabricação

 


 

E aí pessoal, o que achou do post dessa semana?
Curta nossa
página no Facebook, marque amigos e interaja nos comentários!

É a DR Engenharia ajudando você a construir seu sonho!

Veja também: