Etapa final e super importante em uma obra arquitetônica, o acabamento deve ser feito nas superfícies tanto externas quanto internas da edificação. Atualmente, existem diferentes técnicas e materiais que podem ser usados para a realização desse trabalho, o que facilita a rotina de profissionais que buscam adequar a estética do projeto ao gosto e necessidades do cliente.

Entre tantos materiais utilizados na construção civil, o concreto é o que mais se destaca nas obras contemporâneas. Seja mantido na forma pura ou complementado com acabamento em pintura e textura, pode ser a escolha certa para um projeto único e ousado.

Se você busca referências de acabamento, acompanhe as 3 dicas de pintura e textura para utilizar no concreto pré-moldado. Confira!

 

1. PINTURA EM TINTA

Pintura

Assim como as paredes de alvenaria, uma superfície em concreto pré-moldado também recebe muito bem o acabamento de pintura. Para esse trabalho, deve-se escolher uma tinta específica para o tipo de área a ser tingida. Depois, é necessário um preparo inicial de limpeza para que o concreto receba o produto adequadamente.

 

Introdução ao preparo:

    • Remoção de poeira e resíduos com vassoura ou escova;
    • Limpeza de manchas com uma esponja ou pano úmido;
    • Aplicação de massa corrida em buracos e rachaduras;
    • Lixação da parede para uniformizar a superfície;
    • Aplicação de selador para concreto;

     

    Agora você já pode aplicar a tinta escolhida na parede de concreto pré-moldado. A quantidade de camadas varia de uma marca para outra, por isso verifique antes as instruções da embalagem para evitar defeitos no acabamento.

     

    2. TEXTURA COM MASSA

    Textura

    Além da pintura, a parede de concreto também pode receber acabamento com textura em diversos desenhos e formas. Nessa técnica, o concreto é coberto com uma camada de massa corrida para acrescentar profundidade na superfície. Os desenhos e as ranhuras formadas vão depender do tipo de material utilizado para o trabalho, que pode ser o tradicional rolo, espátula, desempenadeira ou escova linho.

    A massa utilizada pode ser encontrada pronta na forma de massa corrida ou grafiato.

     

    3. MATERIAL APARENTE

    Industrial

    Comum nas obras de estilo industrial, o concreto aparente é cada vez mais aproveitado como acabamento em diferentes projetos. Seu aspecto rústico e moderno ao mesmo tempo garante um toque de sofisticação nas edificações. E se a textura e tonalidade do material já são um ponto positivo, a escolha dessa técnica também pode gerar economia por não demandar o trabalho de pintura.

    O acabamento em concreto aparente pode gerar uma variedade de resultados que vão depender da forma com que a obra for executada. Hoje, já é possível obter fachadas lisas ou com texturas geométricas e irregulares. Além disso, dá para planejar a montagem de toda a estrutura do projeto com encaixes de um conjunto de placas de concreto pré-moldado.

     


     

    Para um efeito ainda mais rústico e que lembre o concreto, você pode optar pelo cimento queimado como acabamento. O efeito é garantido com a aplicação de cimento em pó sobre a argamassa ainda fresca, criando uma camada ou película que substitui a aplicação convencional de pintura e textura.

    E aí pessoal? Curtiram as dicas da DR Engenharia? Dê um like na nossa fanpage, marque amigos e interaja nos comentários!

    DR Engenharia, aproximando você e seu sonho!

    Veja também: