A área das construções não deixa de ser uma “arte” e sensibilizar uma coisa à outra é algo muito interessante e prazeroso de se vislumbrar! Estudantes e profissionais envolvidos com Arquitetura, decoração e demais áreas ligadas vão adorar os temas destes filmes e documentários que inspiram suas carreiras e formação acadêmica.

Histórias que inspiram e emocionam, biografias de superação que envolvem a arquitetura. Não faltam exemplos bem diferentes de filmes nacionais e estrangeiros que têm a arquitetura como um dos temas principais do enredo. Separamos 10 filmes que vão conquistar a todos e principalmente tocar os profissionais da área. Inspiração para a carreira e para projetos acadêmicos através de diferentes histórias, desde exemplos arquitetônicos que são considerados Patrimônio Cultural da Humanidade, como também a história de Oscar Niemeyer e da construção do Minhocão, no centro de São Paulo. Confira!

 
 

»1. O Homem ao Lado

Este filme argentino, lançado em 2009, mostra a história de um designer industrial, Leonardo, que vive com sua família na casa projetada pelo arquiteto suíço Le Corbusier, em La Plata, na Argentina – a única casa assinada pelo arquiteto na América Latina. O enredo envolve o conflito entre vizinhos e seus desdobramentos. O roteiro é de Andrés Duprat, com direção de Gastón Duprat e Mariano Cohn.

 
 

»2. A Vida É um Sopro

O documentário brasileiro sobre ninguém menos que Oscar Niemeyer, “A Vida é um Sopro” é dirigido por Fabiano Maciel e foi lançado em 2007. Com depoimentos de personalidades como Chico Buarque, José Saramago e o historiador Eric Hobsbawn, o documentário conta a história do arquiteto e de como seu trabalho revolucionou a área, inclusive com depoimentos do próprio Niemeyer.

 
 

»3. Sob o Sol de Toscana

As construções e monumentos que são Patrimônio da Humanidade e uma das regiões mais belas da Itália, a Toscana, são protagonistas deste filme, lançado em 2013. “Sob o Sol da Toscana” tem em seu enredo a reforma de uma casa, que se mistura à vida do personagem principal. Direção de Audrey Wells.

 
 

»4. Medianeras

Neste filme argentino, a vida e a solidão em meio à cidade são temas explorados em um enredo que vai prender o público. A cultura virtual e a disposição dos prédios e da arquitetura na cidade de Buenos Aires levam à solidão urbana, e é desse efeito que dois portenhos, Martín e Mariana, tentam se libertar. “Medianeras” é um filme lançado em 2011.

 
 

»5. Tempo de Recomeçar

A vida do arquiteto de meia-idade George Monroe, que é diagnosticado com câncer e pouco tempo de vida, é o enredo principal deste filme, de 2001. A descoberta faz com que Monroe se preocupe com sua família, e inicie a construção de uma casa para deixar a seu filho. A direção é de Irwin Winkler.

 
 

»6. Elevado 3.5

O Minhocão – atual Elevado Presidente João Goulart – , construção na cidade de São Paulo que data do período da ditadura, assim como a vida das pessoas que moram e circulam por ali, estão representadas no documentário “Elevado 3.5”. Esta produção brasileira, com direção de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo, já ganhou como melhor longa-metragem no Festival É Tudo Verdade.

 
 

»7. Urbanized

Este é um documentário sobre o desenho das cidades. Com direção de Gary Hustwit, “Urbanized” traz à discussão temas como a organização urbana, a mobilidade, o espaço público e políticas públicas na área. São ouvidas as opiniões de especialistas, arquitetos e urbanistas neste documentário de 2011.

 
 

»8. Esboços de Frank Gehry

O trabalho de Frank Gehry, arquiteto canadense, é retratado através de uma visão diferente do cineasta e diretor Sydney Pollack. Lançado em 2005, o filme mostra a vida e obra do arquiteto que construiu, entre outros, o Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha. Os projetos ousados e desconstrutivistas de Gehry, assim como informações sobre o processo de criação do arquiteto são mostrados de forma sensível neste documentário.

 
 

»9. Vontade Indômita

Este clássico de 1949, com direção de King Vidor, mostra a história de um jovem arquiteto, Howard Roark, com características individualistas e que começa a trabalhar para Henry Cameron. Este, ao morrer, aconselha Roark a nunca desistir de seus ideias. À história também é entrelaçado uma história amorosa. O filme é baseado no livro de mesmo nome de Ayn Rand.

 
 

»10. Eames – O Arquiteto e a Pintora

A história dos norte-americanos Charles e Ray Eames, um casal de designers industriais, assim como seus trabalhos e características de suas personalidades são apresentados ao público neste filme, de 2011, e com direção de Jason Cohn e Bill Jersey.

 
 


 
 

Os filmes são muito interessantes e bem agradáveis de se ver. Agora é só preparar a pipoca e ficar por dentro das ideias! E aí? Já assistiu algum desses? Conte para a gente o que achou!

Veja também: